Na metade do ano de 1963, os irmãos Nathan Podolski, David Hutzler e Gerhard Benjamim, todos eles de origem alemã e pertencentes respectivamente das Lojas Flor de Liz, Mario Bhering e Humanitas, que se conheceram nos graus Superiores da Maçonaria, onde alem do estudo para aperfeiçoamento maçônico, tinham a oportunidade para discutir assuntos relacionados com sua pátria distante.

Dessas conversas, começou a tomar forma a idéia de fundar uma Loja que reunisse Irmãos de fala alemã.

Para nome inspirador da Loja, a escolha ficou entre Loja Fleming, em homenagem ao grande médico Maçom, responsável pela descoberta da penicilina, e Loja Lessing, com o nome de outro célebre Maçom de grande representatividade na cultura universal.

A escolha recaiu no nome de Lessing, pelo importante significado cultural da obra deste grande escritor e filósofo alemão.

Após dois anos, os Irmãos sentiram força para formalizar oficialmente a fundação da Loja Lessing.

O grande acontecimento deu-se na data de 5 de abril de 1965, com a cerimônia de fundação sendo presidida pelo então Mestre Instalador Amador dos Santos Ferreira, acompanhado pelo então Grão Mestre Adjunto o poderoso Irmão Alberto Zoffman.

Nesta data foi entregue a Carta Constitutiva Provisória e proclamada a primeira diretoria da Loja Lessing.

A Loja Lessing criou vida após sua fundação e seus membros começaram a reunir-se no Palácio Maçônico, e trabalhando no rito Schroeder.

Com 15 Irmãos em seus quadros, a Loja Lessing pode fazer jus a Carta Constitutiva Definitiva.

Em todas essas fases preliminares da consolidação da Loja, em muito se destaca a valiosa colaboração do Irmão Werner Sucher da Loja Fraternidade Universal 120.

Contudo, a dificuldade de se encontrar Irmãos de fala alemã comprovava que toda uma geração de alemães se tornou adulta sem conhecer a Maçonaria, visto que o Nazismo proibiu (como fora da lei) qualquer atividade maçônica na Alemanha.

A partir de 1974, a Loja lessing ainda trabalhava no rito Schroeder em língua alemã, mas, nas reuniões regulares da Loja, seus Irmãos consideravam a possibilidade de se trabalhar em português e no rito Escocês Antigo e Aceito, visto que a dificuldade de se encontrar Irmãos que falassem alemão estava cada vez maior.

Com a decisão de se trabalhar no rito Escocês Antigo e Aceito e em português, as adesões e iniciações não pararam de ocorrer, consolidando e desenvolvendo a Loja Lessing até os dias de hoje.

Ao Completar 36 anos, a Loja Lessing continua forte e olhando com otimismo para o futuro, demonstrando grande vitalidade e entusiasmo em seus trabalhos, honrando assim o preceito da Sereníssima Grande Loja e da Maçonaria em geral.

dialética